Poster

segunda-feira, 22 de outubro de 2012


Violência em São Paulo 

Boatos,Fatos.....e Onde esta a policia.

Em quatro dias, seis policiais foram assassinados na cidade de São Paulo. Nos últimos dias, três chacinas com 10 jovens mortos. Nas estatísticas da criminalidade no Estado, só até maio foram registrados 464 homicídios na capital, mais 23 roubos seguidos de morte.

Nas duas últimas semanas, 10 ônibus foram incendiados. Nesse caso, e nos ataques a policiais, suspeita-se da ação de grupos como o PCC. Mais números que falam por si mesmos: apenas entre janeiro e março, em três meses, 688 pessoas foram estupradas na cidade.


Neste ano, a onda de arrastões já atingiu 42 condomínios e restaurantes. No ano passado, 87 arrastões; em um ano e meio, 129 arrastões. É óbvio, evidente apesar das negativas, que há um clima de insegurança espalhado pela região metropolitana de São Paulo. E qual tem sido a resposta das autoridades?


A última resposta, mais marketing do que qualquer outra coisa, é o tal projeto apelidado de "Vizinhança Solidária". O "Vizinhança Solidária" foi anunciado nesta semana pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).


O projeto é velhíssimo. Foi relançado há três anos por síndicos e moradores da região do Itaim Bibi e por policiais do 23º Batalhão da PM. Mas já existiu antes. Bem antes. Na ditadura – e há quem goste de ditadura, como sabemos –, o então Secretário de Segurança Pública, Erasmo Dias, lançou o "Polícia-Povo".


O que isso significa, na prática, é o Estado delegando à sociedade uma função que obviamente é do Estado. Claro que os cidadãos podem ajudar, já existem os Disque-Denúncias etc e tal, mas esse relançamento dos "vizinhos vigiando" é puro marketing. É a confissão da impotência para conter o aumento da violência.


No início do mês de junho, o governador havia anunciado outra medida: para enfrentar a onda de arrastões, haveria um aumento no número de policiais nas ruas…nos feriados. Portanto, a bandidagem já sabe: é melhor descansar no feriadão; se liga que é fria, assalto só de segunda a sexta. Descanso aos sábados, domingos e feriados.


São inúmeras as causas da violência. Sabe-se, é claro que é tarefa complexa e cotidiana combater a violência. Não há como negar isso. É um fato. Como é fato que a Rota está matando mais… e a violência não diminuiu.

Como é fato que, antes da posse, Alckmin buscou outro nome para a Secretaria de Segurança. O jurista Wálter Maierovitch, por exemplo, foi sondado. Donde, imagina-se, que o governador não queria manter no cargo o ex-capitão e procurador Antonio Ferreira Pinto. O secretário, que às vezes fala como se fosse o Durango Kid, é oriundo da PM.

A propósito dele, da PM e da violência e de ao menos algumas das suas causas: você, amigo, amiga, se estiver em São Paulo e sair daqui a pouco, veja se consegue enxergar um PM, uma patrulha. Faça isso de novo no caminho de ida ou na volta do trabalho… e conte quantas patrulhas, ou quantos PMs você conseguiu encontrar.


Sete linhas de ônibus não circularam na noite/madrugada da quarta-feira, 27, depois das 20 horas, na região do Sacomã, periferia da zona sul de São Paulo. Já no meio da tarde, a empresa Via Sul anunciava a retirada de circulação de sete linhas de ônibus. Para evitar atentados.


Pode ser que a crise, os boatos e os fatos sobre o "toque de recolher" nas últimas 48 horas mudem, tenham mudado no final da noite da quarta-feira, 27, e madrugada desta quinta, 28, esse cenário de inação .


Na madrugada, nas redes sociais, dezenas de informações sobre toque de recolher na periferia, ônibus nas garagens, e blitz da polícia em algumas regiões da cidade.


Quem sabe a PM, enfim, foi ou vai para as ruas ostensivamente.

<http://terramagazine.terra.com.br/bobfernandes/blog/2012/06/28/violencia-em-sao-paulo-boatos-fatos-e-onde-esta-a-policia/>

Comentários

-Como aconteceu?

São Paulo  está cada vez mais  perigosa.....de alguns anos pra cá,as mortes  estão aumentando,os policiais morrendo e etc... O estado está"colaborando" para essa onda  de violência. 

Onde aconteceu?

São Paulo 

Quando aconteceu?

esse  ano (bostado há 3 meses) 

Por  que aconteceu?

A violência em São Paulo aumenta e sai varias "tragédias" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário